Pausa para Saúde: Síndrome de Down

A síndrome de Down é uma alteração genética que, de maneira genérica, podemos explicar que ocorre quando a pessoa tem um cromossomo a mais em cada célula do corpo. Então é bom já falar logo de início que existem muitas síndromes diferentes e a Síndrome de Down é apenas mais uma e não é uma doença!

Fisicamente, essa alteração genética é caracterizada por olhos oblíquos e rosto arredondado, enquanto na parte mental, o desenvolvimento intelectual é diferenciado. E porque estou explicando tudo isso? Bem, porque nossa edição do Pausa para Saúde dessa semana é uma homenagem, pois estamos perto do Dia Internacional de Síndrome de Down.

A data tem o objetivo de conscientizar a população sobre a inclusão, além de promover a discussão de alternativas para aumentar a visibilidade social das pessoas com a síndrome – que no Brasil chega a quase 300 mil pessoas. Eu sou Janary Damacena e estou acompanhado pelo Fabrício Lázaro, que vai tomar conta da operação de áudio.

E o nosso programa vai ser uma grande conversa com a Liane Martins Collares, que tem a Síndrome de Down e aos 55 anos coleciona conquistas muito importantes como ter acompanhado os estudos em colégios normais, ter trabalhado em mais de um órgão do governo, ser uma atleta internacionalmente reconhecida e ter escrito um livro sobre sua vida com a Síndrome de Down.

Janary Damascena, para o Blog da Saúde

Fonte: encurtador.com.br/hzU05

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *