Câncer Mamário em Homens: Sintomas, Diagnóstico e Tratamento

A incidência de câncer de mama em homens é baixa, cerca de 1% do total dos casos da doença. As causas ainda são desconhecidas, mas existem alterações genéticas que aumentam o risco do desenvolvimento da doença. O tumor é mais comum em homens com idade avançada, entre 60 e 70 anos de idade.

Em geral, há aumento de volume da mama e lesão no bico, como se fosse uma ferida e sangramento. Os sintomas podem se manifestar como dor no bico e sensação de inchaço, endurecimento do bico e da mama e nódulo embaixo do braço (axila).

A forma mais segura de ter o diagnostico é por meio de mamografia, ultrassonografia das mamas e biopsias. O tratamento nos homens são os mesmos que nas mulheres. Cirurgia, quimioterapia, radioterapia e tratamento anti-hormônios. Tumores pequenos, com biologia favorável e ausência de comprometimento na axila, tendem a alcançar taxas altas de cura.

Fonte: Felipe Andrade, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia – Região Sudeste, e coordenador da residência em mastologia do Hospital Sírio-Libanês.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *