Semana Mundial da Amamentação

Essa semana, entre 1 a 7 de agosto, acontece a Semana Mundial de Aleitamento Materno.

A Organização Mundial da Saúde e o Ministério da Saúde orientam que a amamentação após o nascimento protege o bebê de infecções e reduz a mortalidade infantil.Também aumenta imunidade alergias, anemias e infecções respiratórias, entre outros benefícios.

Esse é um dos motivos pelos quais a amamentação é recomendada até os seis meses de vida – mesmo água ou chá devem ser evitados se possível. Isso porque a introdução de outros líquidos, bem como da mamadeira ou da chupeta, está associada ao desmame precoce, explica o Ministério da Saúde.

Campanhas mundiais de aleitamento são feitas periodicamente pelo alto benefício da amamentação, que funciona como uma “vacina para o bebê”. O risco de mortalidade por diarreia ou outras infecções aumenta significativamente em crianças que foram parcialmente amamentadas ou sequer chegaram a receber leite materno.

Além da proteção no curto prazo, crianças e adolescentes que foram amamentados têm menos chance de se tornarem obesos. Os estudos demonstram que eles se saíram melhor em testes que avaliaram inteligência.

Leia mais: https://bit.ly/2K6nheU

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *